Autor: Dr. João Bergamaschi
Data: 12/07/2023
O uso de cinta lombar pode ser adotado tanto por fatores de saúde quanto estética.
Desta forma, o consumo pode se tornar frequente entre pessoas que desejam prevenir lesões na região lombar, através da sustentação oferecida pela cinta, e por promover maior estabilidade à região devido ao auxílio em manter a postura ereta.
Porém, existem duas dúvidas frequentes entre pacientes: a primeira é sobre a indicação para o uso da cinta lombar apenas pela questão estética e a segunda, sobre a utilização por dor.
Utilização da cinta lombar por questões estéticas:
O principal problema do uso crônico e prolongado da cinta lombar por motivos de estética, é que o uso contínuo enfraquece a musculatura, uma vez que, a musculatura é fundamental para a estrutura da coluna vertebral.
Portanto, não se recomenda a utilização de cinta abdominal ou cinta lombar por muito tempo.
Utilização da cinta lombar por questões de saúde:
Quanto ao uso da cinta lombar por indivíduos com dor, ela pode oferecer algum benefício, desde que seja utilizada por apenas alguns dias.
Nesse caso, o uso da cinta promove a diminuição da mobilidade da coluna e, com isso, permite que um eventual processo inflamatório regrida de forma mais rápida.
A indicação de uso para pacientes com dor é de três a cinco dias. Em algumas situações, pode-se estender por até sete a dez dias.
Fique atento!
Ao utilizar a cinta por um período maior do que o indicado, é preciso que o indivíduo tenha muito cuidado, pois o objetivo do tratamento para dor crônica na coluna é que, a musculatura se condicione para suportar ou compensar algum tipo de processo degenerativo ou desgaste que a pessoa tenha na região da coluna lombar e, o uso crônico da cinta resultará no enfraquecimento da musculatura, obtendo-se o contrário do que se espera.
Portanto, evite o uso incorreto da cinta lombar, pois isso poderá causar maiores problemas para a sua saúde.
Antes de fazer uso excessivo ou inadequado, procure orientação médica e tire todas as suas dúvidas.