o que é
Osteoporose
Caracterizada por uma condição que enfraquece os ossos, a osteoporose é uma doença óssea que ocorre quando o corpo perde mais massa óssea do que consegue repor, tornando os ossos mais finos, porosos e frágeis, aumentando o risco de fraturas, especialmente nos quadris, coluna vertebral e punhos.
quais são as
Principais Causas
Há alguns fatores que podem influenciar o desenvolvimento da doença e atingir pessoas em diversas faixas etárias:
conheça os
Sintomas
No início da osteoporose, os sintomas podem não ser evidentes, mas à medida que a doença progride, podem incluir:
Os principais sintomas são:
- Dor óssea;
- Perda de altura ao longo do tempo;
- Postura encurvada (chamada de cifose ou "corcunda");
- Aumento do risco de fraturas.
qual é o
Tratamento Ideal
O tratamento envolve 2 aspectos principais: o tratamento da fratura e o tratamento da osteoporose.
Para tratamento da osteoporose temos que investigar primeiramente a sua causa. Pode ser primária (do envelhecimento) ou secundaria (decorrente de alguma doença metabólica). Algumas medicações de uso contínuo podem contribuir ou causar enfraquecimento ósseo e devem, na presença da fratura, ser substituída ou suspensa. As medicações indicadas para o tratamento da osteoporose são os bifosfonados. Podemos ainda avaliar a utilização de suplementos de cálcio, vitamina D e calcitonina, caso a caso.
Já o tratamento da fratura inclui analgesia medicamentosa, uso de colete para imobilização relativa e reabilitação progressiva. Nos casos em que não é possível o tratamento clínico pela manutenção ou intensidade da dor e da limitação física, e naqueles casos em que se deve obter uma reabilitação rápida pela fragilidade do idoso, devemos pensar na opção do tratamento cirúrgico de cimentação da vértebra fraturada, mais conhecido como vertebroplastia ou cifoplastia.
A cirurgia endoscópica da coluna é realizada por pequena incisão na pele, geralmente de 8 mm, e o disco é abordado através de instrumentos que possibilitam a visualização das estruturas internas, a remoção delicada da hérnia e seus fragmentos e a descompressão dos nervos. Está técnica possibilita uma cirurgia rápida, direcionada, segura e altamente eficaz, sem prejudicar os tecidos adjacentes saudáveis, possibilitando a alta precoce do paciente em 3 horas após o procedimento, sem necessidade de imobilização. A reabilitação precoce e retorno as atividades pode ocorrer entre 2 a 14 dias.
Ambos são procedimento considerados minimamente invasivos, que podem ser realizados com anestesia local e sedação. Uma cânula (agulha calibrosa) é inserida com auxílio de algum exame de imagem (raioX) até o corpo vertebral, onde é injetado o cimento ósseo. A vantagem da Cifoplastia é que na ponta da sua cânula existe um balão para ser insuflado antes da injeção do cimento, o que garante maior espaço para preenchimento e maior segurança ao procedimento. Geralmente o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia do procedimento, com melhora imediata da dor.
Nossos especialistas prezam pelo tratamento personalizado de acordo com suas necessidades e limitações. Por isso, é muito importante agendar uma consulta para que juntos, possamos encontrar o melhor caminho para você!