Autor: Dr. João Bergamaschi
Data: 21/02/2024
A cirurgia endoscópica para hérnia de disco na coluna lombar, é realizada através de instrumentos delicados, onde é possível acessar o local da hérnia de disco sem causar grande agressão a musculatura.
Por meio de um sistema de ótica e vídeos e por dentro da própria ótica do endoscópio, consegue-se utilizar alguns instrumentos que permitem retirar ou sacar esse fragmento do disco (pedaço do disco migrado).
Qual é o tamanho da cicatriz?
O acesso cirúrgico é realizado através de uma microincisão (corte), de 6 a 7 milímetros de tamanho.
Com isso, a menor agressão cirúrgica permite uma recuperação mais rápida.
Vantagens de realizar a cirurgia endoscópica da coluna
Uma das grandes vantagens do procedimento endoscópico é a reabilitação precoce, em que em menos de uma semana o paciente já está apto a realizar atividades físicas de uma forma geral.
Sintomas de estenose de canal
Saiba quais são os principais sintomas, causas e tratamentos para a estenose de canal
Antes de entender o que é a estenose de canal, é necessário compreender a estrutura da coluna vertebral. Ela é composta por 33 vértebras (ossos), sendo que 24 são pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), 5 vértebras sacrais e o cóccix (formado por quatro vértebras).
Entre uma vértebra e outra, existem os discos intervertebrais, que funcionam como amortecedores de impacto, prevenindo o desgaste dos ossos das vértebras e, por dentro das estruturas ósseas encontra-se a medula.