fbpx
O que é

Prótese de Disco Lombar

O conceito de prótese de disco lombar surgiu quando a técnica tradicional de artrodese (fixação) lombar começou a ser questionada quanto a sua capacidade de alívio da dor lombar, a diminuição do arco de movimento e o aumento do risco de degeneração dos discos adjacentes.

A intenção da nova técnica, é promover o alívio da dor, ao substituir um disco intervertebral com sinais de doença degenerativa, por uma prótese móvel que mimetiza o arco de movimento do disco em questão, mantendo suas características funcionais e biomecânicas. Na prática isso demorou para ser implementado pela dificuldade de se criar um implante que pudesse simular todos os tipos de movimentos envolvidos na coluna lombar: flexo-extensão, flexão lateral, rotação e movimentos combinados.

prótese de disco lombar - Clínica Atualli Especialista Cirurgia Endoscópica de ColunaA prótese de disco lombar pode ser indicada nos casos de degeneração do disco lombar que não obtiveram melhora dos sintomas com o tratamento clínico. Está contraindicada nos casos de artrose grave da coluna lombar, infecção, gravidez, diabetes grave, hipertensão grave, distúrbio autoimune, deformidades e instabilidade na coluna lombar (espondilolistese ou escoliose).

Na cirurgia para prótese de disco lombar, realiza-se a retirada do disco intervertebral no nível da doença. Após a retirada do disco e a descompressão dos nervos, é realizado o preparo das vértebras. Em seguida, é implantada a prótese de disco entre as vértebras, de forma a manter o alinhamento anatômico e preservar a mobilidade da coluna lombar.

A prótese de disco lombar é realizada no centro cirúrgico, sob anestesia geral. Normalmente, o tempo de internação é curto, entre 1 e 3 dias. A necessidade de UTI no pós-operatório está condicionada a condição clínica do paciente ou nos casos mais graves.

O paciente é estimulado a se movimentar e andar desde o primeiro dia de pós-operatório, com a ajuda da fisioterapia. A recomendação é de que na alta o paciente esteja andando e movendo-se sem auxílio. Em casa, são necessários cuidados simples de higiene e curativo da ferida operatória conforme orientado pelo cirurgião, e os pontos são retirados em consulta de retorno. Após a retirada dos pontos, geralmente inicia-se a fisioterapia para reabilitação.