fbpx
O que é

Prótese de Disco Cervical

É a técnica de substituição do disco intervertebral cervical por uma prótese de disco móvel. Dessa forma, é possível realizar o tratamento das doenças do disco intervertebral cervical preservando a mobilidade. É realizada por via anterior (pela frente), através de uma incisão pequena na região anterior do pescoço, respeitando as linhas de tensão da pele para melhor cicatrização e estética.

É indicada nos casos de hérnia de disco cervical que acometem 1 ou 2 níveis cervicais, na ausência de artrose grave e outras condições relacionadas ao desgaste crônico da coluna cervical. Na cirurgia para prótese de disco cervical, realiza-se a retirada do disco intervertebral no nível da doença. Após a retirada do preparo das vértebras. Em seguida, é implantada a prótese de disco entre as vértebras, de forma a manter o alinhamento anatômico e preservar a mobilidade da coluna cervical.

Prótese de disco cervical - Clínica Atualli Especialista Cirurgia Endoscópica de ColunaA prótese de disco cervical é realizada no centro cirúrgico, sob anestesia geral. Normalmente, o tempo de internação é curto, entre 1 e 3 dias. A necessidade de UTI no pós-operatório está condicionada a condição clínica do paciente ou nos casos mais graves.

O paciente é estimulado a se movimentar e andar desde o primeiro dia de pós-operatório, com a ajuda da fisioterapia. A recomendação é de que na alta o paciente esteja andando e movendo-se sem auxílio.

Em casa, são necessários cuidados simples de higiene e curativo da ferida operatória conforme orientado pelo cirurgião, e os pontos são retirados em consulta de retorno. Após a retirada dos pontos, geralmente inicia-se a fisioterapia para reabilitação. Até o momento, não existe literatura científica que apoie o uso de prótese de disco cervical em 3 discos ou mais, ou casos de grandes deformidades da coluna cervical. Outras contra-indicações estão relacionadas a instabilidade cervical e doença degenerativa importante, com espondiloartrose difusa.