fbpx
O que é

Infiltração Foraminal

É uma técnica de tratamento minimamente invasivo para os pacientes que apresentam quadros dolorosos relacionados a irritação de algum nervo na sua emergência na coluna vertebral. Ou seja, é um tratamento que se aplica principalmente nos quadros de dores na coluna ou irradiadas que tem sua origem na coluna vertebral.

O que quer dizer minimamente invasivo? E como isso interfere no tratamento?

Minimamente invasivos são técnicas de tratamento que envolvem a menor invasão e agressão possível para resolução do problema do paciente, de forma que o tratamento tenha o mínimo possível de interferência na sua vida. São técnicas que buscam período curto de internação, possibilitando, muitas vezes, a alta hospitalar no mesmo dia do procedimento, reabilitação precoce, sem grandes períodos de repouso ou afastamento do trabalho. Outra característica importante é que, com a menor agressividade dos procedimentos, os riscos cirúrgicos são minimizados.

Como é feita

Infiltração Foraminal

Infiltração foraminal - Clínica Atualli Especialista Cirurgia Endoscópica de ColunaA Infiltração seletiva foraminal é um procedimento para o controle rápido dos sintomas, que consiste na infusão de medicação diretamente no local da hérnia e/ou da compressão do nervo através do posicionamento de agulha específica através da pele. É realizada de forma teleguiada por exame em tempo real para atingir precisão e eficácia máximas, podendo ser utilizada em hérnias únicas ou múltiplas. Através do exame de imagem em tempo real, a agulha ou agulhas são posicionadas precisamente no local necessário para otimizar o tratamento e obter o resultado esperado. No nosso protocolo, realizamos o procedimento no centro cirúrgico para comodidade e segurança do paciente, contando com auxílio de anestesista e toda a técnica de assepsia preconizada. O anestesista realiza uma sedação consciente, ou seja, sem a necessidade de anestesia geral, e a anestesia local para o procedimento transcorrer da melhor forma.

Preciso ficar internado?

Apesar de utilizar a estrutura hospitalar, o procedimento é realizado em regime de hospital-dia, ou seja, o paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento.

Quais são as

Indicações e Contra-indicações

O procedimento é indicado no controle da dor que se origina pela irritação do nervo ou, nos casos de múltiplas hérnias, para ajudar a definir exatamente qual é a origem da dor, como teste terapêutico. Existe contra-indicação ao procedimento para os pacientes que utilizam alguns tipos de anticoagulantes. Também deve ser empregada com cautela para aqueles pacientes que apresentam doenças mais graves e que teriam maiores benefícios com outros procedimentos como descompressão endoscópico ou retirada da hérnia da disco por vídeo.