fbpx
O que é

Bloqueio Facetário

Bloqueio facetário - Clínica Atualli Especialista Cirurgia Endoscópica de ColunaÉ uma técnica de tratamento minimamente invasivo para os pacientes que apresentam dor na coluna e em suas proximidades, que se originam de uma Síndrome Facetária. A síndrome facetária é o quadro de dor na coluna que surge por desgaste das articulações facetárias da coluna, a espondiloartrose, ou por inflamação destas articulações, relacionadas ao desgaste, sobrecarga ou outros fatores individuais.

Geralmente está relacionada a má-postura, distúrbios ocupacionais, sedentarismo ou excesso de atividades com impacto, genética e traumas.

O que quer dizer minimamente invasivo? E como isso interfere no tratamento?

Minimamente invasivos são técnicas de tratamento que envolvem a menor invasão e agressão possível para resolução do problema do paciente, de forma que o tratamento tenha o mínimo possível de interferência na sua vida. São técnicas que buscam período curto de internação, possibilitando, muitas vezes, a alta hospitalar no mesmo dia do procedimento, reabilitação precoce, sem grandes períodos de repouso ou afastamento do trabalho. Outra característica importante é que, com a menor agressividade dos procedimentos, os riscos cirúrgicos são minimizados.

Como é feito o

Bloqueio Facetário

O bloqueio facetário é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento da dor na coluna originada pela síndrome facetária. É realizado, em nosso protocolo, no centro cirúrgico, com o paciente sobre sedação consciente e anestesia local. Utilizamos exame de imagem em tempo real para o posicionamento de agulha específica através da pele e infusão de medicação diretamente no local onde as articulações da coluna estão afetadas. Normalmente são realizadas em múltiplas articulações ao mesmo tempo para obter melhor resultado.

Preciso ficar internado?

Apesar de utilizar a estrutura hospitalar, o procedimento é realizado em regime de hospital-dia, ou seja, o paciente recebe alta logo após o procedimento.