Autor: admin
Data: 12/07/2023
O inverno chegou e com ele aquelas dores musculares e/ou nas articulações ficaram mais intensas, não é mesmo? Nesse período do ano, é comum ouvir algumas pessoas falarem que o tempo vai mudar, baseadas apenas no aumento dos sintomas de dor, utilizando frases do tipo: “Acho que vai esfriar, porque meu joelho começou a doer” ou “leva o guarda-chuva que hoje vai chover, estou sentindo uma pontada aqui”.
Por que sentimos mais dores nos dias frios ou chuvosos?
Alguns pensam que essa “previsão” é mania de gente antiquada ou supersticiosa, mas o fato é que nos dias frios ficamos mais encolhidos e com a musculatura contraída, causando rigidez muscular e maior dificuldade para se mover. Uma vez que, quando estamos com frio tentarmos a todo custo encontrar uma posição que nos deixe mais aquecidos, resultando em menos movimento corporal.
Em entrevista ao site uol.com.br/vivabem, o Dr. João Bergamaschi, Ortopedista e Diretor Clínico da Clínica Atualli, explica que “É normal os músculos permanecerem mais contraídos como uma forma de defesa ao frio. O músculo contraído recebe menos sangue para o seu funcionamento, o que pode repercutir em dor”.
Quem tem doença crônica sente mais dor no inverno?
Portadores de doença crônica têm maior sensibilidade a dor durante esses períodos, isso ocorre porque esses indivíduos já são mais suscetíveis a dor, devido ao processo inflamatório que pode acometer determinada região do corpo.
Porém, nem todos os pacientes com doença crônica possuem essa sensibilidade ao tempo, essa característica é muito particular.
Sobre este assunto, o Dr. João explica que “Todo o processo envolvendo a chegada de menos sangue e nutrientes aos músculos e articulações no frio faz com que essas estruturas fiquem com o metabolismo prejudicado e com uma dificuldade ainda maior de combater qualquer processo inflamatório”.
Para os casos de pacientes que tem parafusos ou placas metálicas decorrentes de alguma cirurgia ortopédica, a dor também pode se acentuar durante a época mais fria do ano.
Esse aumento das dores durante o inverno também pode acometer a coluna?
Sim, como já foi mencionado no início deste artigo, as dores nas articulações e dores musculares pioram nos dias mais frios e, na região da coluna existem diversos músculos, articulações e tendões, por isso quem sofre de dores crônicas nas costas também sente essa diferença.
O que fazer para diminuir a dor nos dias mais frios?
Que precisamos fazer atividade física regularmente, independente do período do ano, todo mundo já sabe, não é? Porém, é importante que você não desanime naqueles dias em que parece que o combo: sofá, cobertor e chocolate quente estão te convidando a ficar mais um pouco.
Além dos inúmeros benefícios que a atividade física proporciona a nossa saúde, a prática condiciona a musculatura e faz com que a articulação não fique parada. Desta forma você previne o aumento das dores e ainda aquece o friozinho!
Confira na íntegra a matéria “É só esfriar que aquela dor volta? Entenda porque isso acontece”, em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/30/e-so-esfriar-que-aquela-dor-volta-entenda-por-que-isso-acontece.htm