O que é
Hérnia de Disco
Hérnia de disco é o deslocamento do conteúdo ou de algum fragmento do disco intervertebral.
A coluna vertebral é composta de ossos individuais (vértebras) e discos intervertebrais, que são discos de cartilagem que ficam entre as vértebras. A função dos discos intervertebrais é apoiar a coluna e atuar como amortecedores entre as vértebras.
Normalmente existem 23 discos na coluna vertebral humana.


Cada disco é composto de três componentes:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Núcleo pulposo: é a parte interna do disco em forma de gel que confere à coluna flexibilidade e força.
Ânulo fibroso: é a camada externa resistente que circunda o núcleo pulposo.
Placas terminais vertebrais: uma camada de cartilagem que ficam entre o disco e suas vértebras adjacentes.
Em uma hérnia de disco, o ânulo fibroso é rasgado ou rompido. Esse dano permite que parte do núcleo pulposo extravase ou algum fragmento do próprio ânulo se desloque para o canal medular. Em algumas situações o material da hérnia pode comprimir a medula ou pressionar um nervo, causando dor e podendo afetar a sensibilidade e movimentação dos membros.
A cada ano, as hérnia de disco afeta cerca de 5 a 20 pessoas de cada 1.000 indivíduos entre as idades de 20 e 49 anos.
Um disco herniado pode ocorrer em qualquer lugar da coluna vertebral. Os dois locais mais comuns são a coluna lombar e a coluna cervical. Seus sintomas podem variar de acordo com a região acometida.
Tipos de
Tratamentos
Pode ser dividido em tratamento conservador e tratamento cirúrgico / intervencionista.
O tratamento conservador é utilizado para a grande maioria dos casos em que há um bom controle da dor e pouca limitação das atividades diárias, uma vez que existem estudos mostrando que as hérnias discais podem ser reabsorvidas pelo organismo em algumas situações.
Podem incluir:
A cirurgia endoscópica da coluna é realizada por pequena incisão na pele, geralmente de 8 mm, e o disco é abordado através de instrumentos que possibilitam a visualização das estruturas internas, a remoção delicada da hérnia e seus fragmentos e a descompressão dos nervos. Está técnica possibilita uma cirurgia rápida, direcionada, segura e altamente eficaz, sem prejudicar os tecidos adjacentes saudáveis, possibilitando a alta precoce do paciente em 3 horas após o procedimento, sem necessidade de imobilização. A reabilitação precoce e retorno as atividades pode ocorrer entre 2 a 14 dias.
Indicações para realizar cirurgia:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
dor intensa e incapacitante
perda de força e/ou sensibilidade importantes
persistência do quadro clínico por mais de 4-6 semanas apesar de tratamento conservador
déficit neurológico progressivo
síndrome da cauda equina
Equipe
Conheça nossos Especialistas
A Atualli Spine Care conta com uma equipe de profissionais com amplo conhecimento e experiência em patologias da coluna vertebral, sempre prontos para oferecer atendimento e tratamento diferenciados aos nossos pacientes.
Atendemos os
Convênios

















Atendemos os
Convênios
NÃO ENCONTROU O SEU CONVÊNIO NA LISTA?
Não se preocupe: oferecemos atendimento particular e também serviço diferenciado de auxílio e solicitação de reembolsos de consultas e procedimentos junto a diversos convênios.
Informações para agendar
Consulta Presencial
Clique para prosseguir com agendamento
Ou se preferir, preencha o formulário e nós entraremos em contato com você