O que é
Espondilolistese / Espondilólise
Espondilólise é uma fissura óssea que ocorre em uma parte específica da vértebra chamada pars articularis, que pode evoluir para espondilolistese (escorregamento entre vértebras). Essa lesão óssea pode ser identificada desde a adolescência, mas geralmente o diagnóstico se dá na vida adulta.
O termo Espondilolistese deriva do grego spondylos, que significa “vértebra”; e olisthenein, que significa “deslizamento”. A espondilolistese é definida como o deslizamento de uma vértebra em relação a outra. Isso pode ocorrer em qualquer região da coluna vertebral.

Tipos de
Tratamentos
Pode ser dividido em tratamento conservador e tratamento cirúrgico / intervencionista. O tratamento conservador pode ser utilizado nos casos em que há um bom controle da dor e pouca limitação as atividades diárias. Consiste no uso de analgésicos e reabilitação, e podem melhorar a dor e a mobilidade em alguns casos. Entretanto, esse tipo de tratamento, em muitos casos, não consegue impedir a progressão natural da espondilolistese.
O tratamento cirúrgico se destina as pessoas que tenham algum grau de limitação as atividades diárias, alterações neurológicas promovidas pela compressão neurológica, dor moderada/intensa e refratária aos demais tratamentos ou falha do tratamento conservador.
Podemos dividir em basicamente 3 modalidades:
procedimentos intervencionistas para controle da dor
procedimentos de descompressão neurológica
procedimentos de estabilização das vértebras
Procedimento intervencionistas para controle da dor podem ser utilizados, tais como: bloqueio epidural, bloqueio sacral, infiltração foraminal ou infiltração facetária.
Os procedimentos de descompressão neurológica têm por objetivo realizar a descompressão da medula ou das raízes nervosas, melhorando a dor e a função do nervo. Há diversos métodos atualmente para realizar a descompressão sendo os métodos minimamente invasivos os mais utilizados, como por exemplo, a descompressão endoscópica. Essa modalidade está indicada, principalmente, para os casos de escorregamentos leves e estáveis. A descompressão endoscópica da coluna é realizada por uma pequena incisão na pele, geralmente de 8 mm, e a coluna é abordada através de instrumentos que possibilitam a visualização das estruturas internas, a descompressão da medula ou dos nervos. Está técnica possibilita uma cirurgia rápida, direcionada, segura e altamente eficaz, sem prejudicar os tecidos adjacentes saudáveis, possibilitando a alta precoce do paciente em 3 horas após a cirurgia, sem necessidade de imobilização. A reabilitação precoce e retorno as atividades pode ocorrer entre 2 a 14 dias.
Por fim, os procedimentos de estabilização das vértebras são indicados nos casos de escorregamento progressivo ou na presença de hipermobilidade (anormal) entre as vértebras. O objetivo desse tratamento é obter a fusão entre 2 ou mais vértebras, conhecida classicamente como artrodese. A fixação entre as vértebras pode ser realizada por meio de parafusos ou cages. Os parafusos são conectados entre si através de uma barra. O cage é uma estrutura em polietileno ou metal utilizada no espaço do disco intervertebral, com o objetivo de manter a altura desse espaço e obter a fusão entra as 2 vértebras com que possui contato. Sempre utilizamos enxerto ósseo dentro do cage para acelerar esse processo de fusão.
A reabilitação deve ser individualizada e compreende início precoce da mobilização e alguns exercícios na fisioterapia. O uso de analgésicos pode ser necessário nas primeiras semanas.
Consultas
Você Decide
Escolha o tipo de consulta que atende sua necessidade.
Presencial
- contato com a clínica
- conhecer pessoalmente o médico
- ajuda com formulários e contratos
Teleconsulta
- maior acessibilidade ao paciente
- segurança de dados
- redução de custos
Equipe
Conheça nossos Especialistas
A Clínica Atualli® Spine Care conta com uma equipe de profissionais com amplo conhecimento e experiência em patologias da coluna vertebral, sempre prontos para oferecer atendimento e tratamento diferenciados aos nossos pacientes.