Dor nas costas, pode ser coronavírus?

dor nas costas pode ser coronavirus

A dor nas costas é um problema que pode ser causado por patologias como por exemplo: hérnia de disco, artroses, inflamação do nervo ciático, artrite, infecção da coluna, dentre muitas outras.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é uma regra que a dor na coluna esteja diretamente ligada a uma patologia, outros fatores também podem ocasioná-la, tais como: dormir em posição desconfortável, ficar sentado por longos períodos em posição desconfortável, levantamento de peso em excesso, prática de atividades físicas sem acompanhamento profissional, o que pode ocasionar a realização de movimentos errados.

A dor nas costas pode estar relacionada aos sintomas do coronavírus?

Os sintomas do coronavírus podem ser: febre, tosse, falta de ar, dor de garganta, alteração no paladar, alteração no olfato e mialgia (dor muscular). Portanto, fique atento, se uma simples dor nas costas vier acompanhada desses sintomas, ela pode ter relação com o coronavírus.

Se a dor for generalizada e não apenas uma dor local, procure orientação médica, para poder descartar ou não, a possibilidade de estar infectado com o coronavírus. Porém, para aqueles casos de dores crônicas localizadas, como por exemplo uma hérnia de disco que pode causar dor irradiada, mas trata-se de uma irradiação clássica e para os membros inferiores, que pode ou não vir acompanhada de dormência ou formigamento, a chance de estar relacionado ao coronavírus é muito baixa, por isso não existe grande preocupação em relação a dor nas costas para esses casos.

A influência do home office para a dor nas costas

Outro fator importante que necessita de observação é que, durante a pandemia, a frequência de dores nas costas em profissionais que atuam em escritórios formais aumentou, pois, a falta de estrutura no ambiente remoto do home office que não é estruturado e adequado para realizar as atividades de acordo com as normas de ergonomia, resulta em postura inadequada.

A diminuição de atividade física e aumento do sedentarismo, também geram fraqueza muscular e tudo isso influencia o aumento da incidência de dor lombar ou dor nas costas, durante o período de isolamento.

Por isso, profissionais que eram habituados a atuar em escritórios formais, onde existe infraestrutura correta para adaptação postural, com cadeira confortável e mesa ergonômica, podem sofrer de dores nas costas com maior frequência ao trabalhar remotamente.

Como tratar a dor muscular?

Existem formas mais fáceis para tratar dores musculares, basta seguir alguns passos:

1. Fazer correção postural;
  2. Corrigir a ergonomia do ambiente de trabalho;
  3. Aumentar a frequência de atividade física.

Pronto! Seguindo esses três passos é possível que se obtenha resultados eficazes no que diz respeito às dores musculares.

Agora que você já sabe todos os sintomas do coronavírus e quando a dor nas costas pode estar relacionada ao vírus, cuide-se, mantenha o isolamento social e se sentir algum dos sintomas mencionados, procure orientação médica.