fbpx
  • 53
  • 0

A lombalgia é um problema que gera pontadas e dor aguda.

 

Sabe aquela dor nas costas que fica te incomodando por diversos dias e quando você menos espera, a sua coluna trava, causando uma dor insuportável na qual muitas vezes, você nem consegue se mexer?

A esse problema, dá-se o nome de lombalgia, um termo genérico que caracteriza qualquer tipo de dor na região lombar das costas e, pode prejudicar totalmente a qualidade de vida de alguém. O segmento caracterizado como região lombar, localiza-se desde a região torácica até os quadris.

O problema pode começar aos poucos e ir se agravando gradativamente de acordo com os movimentos e tende a melhorar quando você fica deitado.

Causas de dor nas costas: Os motivos que podem fazer a sua coluna travar

 

Na maioria das vezes, o bloqueio na coluna ocorre devido a dor muscular ou degradação mecânica postural (dor mecânica).

Todos nós seremos acometidos por esse problema em algum momento da vida, mesmo que a coluna esteja alinhada ou não haja desvio postural. Alguns fatores são determinantes para travar a coluna, dentre eles: obesidade, sedentarismo, estresse, infecções, permanecer sentado na mesma posição por longo período, dentre outros.

Além desses, existem também outras causas que podem resultar em travamento da coluna:

Envelhecimento

 À medida que vamos envelhecendo, nossos ossos, discos intervertebrais, ligamentos e articulações iniciam um processo natural de degeneração, por isso os idosos têm maior probabilidade de sofrer de dores lombares, uma vez que, na faixa dos 40 anos de idade, grande parte da população já passou por alterações degenerativas na coluna e está propensa a sentir dor.

Hérnia de disco 

Outro fator muito comum que faz a coluna travar e causa dor lombar, é a hérnia de disco. Ela ocorre quando a estrutura do disco intervertebral não consegue acomodar o seu conteúdo interno, desta forma o líquido gelatinoso que existe no interior do disco, extravasa para fora, gerando compressão de um ou mais nervos. Isso ocasiona dor que irradia para a região das pernas e virilha, e é conhecida por ciática ou ciatalgia (dor lombar acima das nádegas,  próxima a região da bacia ou rins).

Tensão ou distensão muscular

A tensão ou distensão muscular costuma ser a principal causa da maioria dos casos de dor nas costas ou lombalgia. Geralmente é causada pelo uso excessivo dos músculos e/ou má postura.

Tratamentos para a coluna travada:

 

Medicamentoso

Através do uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, com acompanhamento médico.

Exercícios físicos e fisioterapia

São indicados para fortalecimento e alongamento da região.

Compressa quente

É uma alternativa muito utilizada durante o intervalo entre uma crise e outra, para relaxamento e alívio da dor.

Independentemente que qualquer coisa, é importante que você adote hábitos mais saudáveis, pratique atividade física regularmente e faça algo que lhe traz felicidade, para evitar o estresse e os demais problemas que podem causar a lombalgia!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir Whatsapp
Agende sua consulta
Olá,
A equipe Atualli está à sua disposição para ajudar.

Qual sua dúvida?